quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Gunbuster

Meu primeiro post que não é sobre jogos. Não que aqui eu só venha falar de jogos, eu também quero falar de outras coisas. Mas o filme que eu assisti do Gundam não sinto que deveria digitar ele aqui. Ao menos não antes de re-assistir a série. O problema é que eu nunca re-assisto, então um dia escreverei. Até lá tem tempo, mas vamos ao anime. A história não vai dar metade do que da um post de um jogo, afinal, o anime só tem 6 episódios.


Top o nerae! Gunbuster - título japonês. Me inglês é Aim the top! Gunbuster. O título traduzido seria Mire o topo! Gunbuster. Anime de 1989 de Gainxar, predecessor de Evangelion e Tengen Toppa Gurren Lagann.

A humanidade corre o risco de ser extinta por uma raça de alienígenas em forma de insetos gigantes. Para evitar que isto aconteça, a humanidade começa a construir mechas para combate-los. Estes alienígenas tem como objetivo a aniquilação da raça humana, que, segundo o anime, é onde a vida foi gerada.

A protagonista do anime é Takaya Noriko. Noriko é filha de um soldado que passava a maior parte do tempo no espaço, combatendo os Space Monsters. Ela apenas o via uma vez ao ano, que era quando ele visitava ela para o aniversário. Em uma dessas batalhas o pai de Noriko morre. A nave que o pai dela tripula, não me recordo o nome, viaja em velocidade pouco abaixo da luz, e ao viajar a esta velocidade, o tempo todo é alterado. Antes de morrer, o pai dela salva um jovem soldado.

Noriko não é muito boa em pilotar o modelo da escola, o RX-7, e sempre é repreendida. Ao entrar um novo treinador na escola, Koichiro Ohta, ou simplesmente Coach Ota, este começa a treinar seriamente Noriko. Descobre-se mais tarde que Ohta é o soldado que o pai da Noriko salvou, quando sua nave perdeu a capacidade de desacelerar da velocidade quase da luz. O objetivo de treinar nesta escola especial é poder pilotar o super-mecha chamado Gunbuster. Apenas duas alunas serão selecionadas para pilotá-lo. Quando finalmente chega a hora da escolha, Noriko e Kazumi Amano (a melhor piloto da escola, senão do mundo) são escolhidas.

Takaya Noriko, a protagonista. É interessante ver como ela evolui quando o Coach Ohta a motiva. Ela é realmente uma personagem muito carismática.

Noriko, por quase sempre ter um desempenho medíocre, é dita que foi apenas escolhida por ser filha do capitão morto em batalha. A própria Amano conversa com Coach dizendo que ela não deveria ser escolhida por não ser muito boa. Coach se atém as suas decisões e não a tira. Mais tarde naquele mesmo dia, uma outra aluno, que era a favorita para ser escolhida junto com Amano, desafia Noriko para uma luta em seus mechas. Esta aluna se chama Kashihara (esqueci o nome ^^) Noriko quase perde a luta mas acaba virando, mostrando então qual foi o resultado do treinamento intensivo do Coach.

Esta é a parte ainda na terra do anime. O anime tem suas próprias leis da física e o sistema solar possui mais de 9 planetas. No universo de Gunbuster, por exemplo, é possível viajar mais rápido que a velocidade da luz através do Tannhäuser Gate que gera Starbows. Também o efeito Rip van Winkle, que é como os tempos são diferentes relativamente. Sem contar coisas mais legais que direi mais para frente.

Uma vez no espaço, Noriko e Amano ainda tem de treinar. A nave na qual ficarão ainda está em construção, então elas terão de esperar um certo tempo. Amano é desafiada para um luta contra a gênio de pilotagem, chamada de Jung Freud (lol) da União Soviética (já mencionei que o anime é 1989?). Elas se lutam e acabam se perdendo pela nave. Noriko vai procurá-las até a hora que as encontra. Encontra-as em uma sala que deveria estar trancada, nesta sala possui um espécime criogenado do Space Monster, tipo do monstro que que matou o pai da protagonista. Noriko leva um choque por finalmente ver contra quem terá de lutar. Logo após isso responsáveis aparecem. Jung consegue fugir e não leva bronca como Amano e Noriko. Elas apenas levaram uma bronca, pois eram as mais promissoras pilotos do Gunbuster. Qualquer outra pessoa teria sido mandada de volta a terra. Mais tarde Jung se desculpa, e assim forma-se uma amizade entre as 3.

Kazumi Amano. Melhor piloto e principal canditata a primeira cadeira do Gunbuster. Esta foi tomada pela iniciativa de Noriko.

Agora começa a parte que eu não gosto muito, porque acho triste, em Gunbuster. Quando você viaja em velocidades extremas, no anime, o tempo terrestre passa muitas vezes mais rápido.

A nave finalmente fica pronta e assim eles começam a viajar para o espaço. Quando a nave entra em viagem subespacial (não sei se esse é o nome certo), todos não devem sair de seus dormitórios. Noriko é desafiada pelas suas amigas para prender uma fita em uma escada. Assutada, Noriko vai. Ao chegar perto acaba encontrando com outro tripulante da nave, seu nome é Toren Smith (ela pronunciando Smith é realmente hilário). Smith se oferece para ajudá-la. E assim começa uma amizade entre os dois.

Quando é para executar missões, existem pilotos que vão sozinhos e outros em duplas. Noriko faz dupla com Amano. Amano, porém, pede ao coach para deixá-la ir sozinha. Noriko está evoluindo muito devagar no treinamento espacial e só atrapalhará ela. Coach deixa e então Noriko fica sem parceiro. Mais tarde, conversando com Smith, ele que é piloto solo, é chamada para fazer dupla com ele.

O Coach Ohta. Foi salvo pelo pai da Noriko de morrer na nave Excelion, mas acabou contraindo a doença da radiação espacial. Vê um potencial oculto em Noriko. Pouco antes de morrer casa-se com Amano.

O lugar para qual eles estavam indo era um tal "Leaf point", uma estrela jovem onde eles deveriam se preparar para lutar contra os Space Monsters. Ao chegar lá, a estrela, que deveria ter a idade do nosso sol (o sol no anime tem a mesma idade que o nosso) já está quase morrendo. Ao continuar analizando descobrem Space Monster por lá também. É dado o alerta de batalha e assim todos saem em seus mechas para lutar. Noriko saí com Smith. Noriko, por estar muito assustada, não consegue lutar. Smith tenta acalmá-la e dar instruções do que ela fazer. Noriko, depois de ver o Space Monster na nave, não conseguia se concentrar em nada. No meio de toda essa confusão Smith para abruptamente de contactar Noriko. Depois de um certo tempo, é dado o alerta para baterem em retirada.

Noriko finalmente consegue fazer um movimento com o seu mecha e volta para nave. Procura desesperadamente por Smith, mas este não retornou a nave. Smith está morto. O que continuamente arrasa com Noriko, que mal consegue pilotar o seu RX-7 no espaço.

Jung Freud com Kazumi Amano. Jung era também uma piloto concorrente ao Gunbuster. Ao duelar contra Amano no primeiro treinamento espacial, vira amiga de Amano e Noriko. Jung e Noriko fazem aniversário na mesma data. Nota-se também que em 1989 já havia fanservice nos animes. Neste caso bem mais leve que os atuais.

Esqueci de mencionar mas, a nave na qual Noriko veio é gigantesca. Esta é acompanhada por uma série de naves menores. Ao dar o alerta de retirada, todos começam a fazer uma viagem subespacial para a terra. É um risco, pois os alienígenas também podem fazê-la (estes não sabem onde fica a terra, pois se soubessem já a teriam destruído a muito tempo), mas é a única chance de eles conseguirem escapar. A nave então começa sua viagem de volta ao sistema solar. A viagem dura certo tempo. Neste tempo Amano fala em particular com o Coach que Amano não deveria pilotar mais o mecha. Diz que a próxima vez que ela sair, ela morrerá. Coach concorda.

Noriko estava ouvindo e novamente fica abalada por que até mesmo o Coach concordou. Ao finalmente saírem do modo de viagem subespacial no sistema solar, eles estão em uma névoa. Nessa névoa não conseguem distinguir as naves aliadas. Quando a névoa se dispersa, a nave se da conta que todos os aliados foram exterminados. A silhuetas que eles viam através da névoa eram de Space Monster. Isto é perigoso, pois se eles forem derrotados agora, a terra toda será destruída porque os Space Monsters saberão onde ela fica.

O todo poderoso Gunbuster com seus 250 metros. A maior máquina de luta contra os Space Monster que a humanidade já fez.

É novamente dado o alerta de batalha e todas os mechas saem novamente. Noriko é instruída a permanecer na nave. A batalha é dura, e as chances de vitória diminuem a cada instante. Em dado momento de crise, quando já não se espera mais vencer, Noriko vai escondida até o local onde fica a unidade para qual todos estão treinando, o Gunbuster. Essa, com certeza, é a parte mais emocionante do anime. Noriko, sem autorização, começa a abrir a escotilha para poder lançar-se. O comando da nave diz para ela desistir, que não há nada que eles possam fazer agora, mas são interrompidos por Coach Ohta que sempre nas horas certas possuí palavras de apoio e motivação para Noriko.

Noriko finalmente saí com o Gunbuster e começa a virar toda a batalha. Salva Amano que estava quase sendo destruída por um Space Monster e ganha a batalha praticamente sozinha, podendo finalmente deixar de ser um peso e tornar-se a piloto definitiva do Gunbuster. Após esta batalha, a nave, que já esta no sistema solar, volta para terra.

Se passaram apenas 6 meses para os tripulantes da nave, mas na terra 15 anos se passaram. Noriko foi para o espaço com seus 17 anos. Quando ainda na escola ela possuía uma amiga, que não foi escolhida para ir ao espaço. Esta agora é mãe e é 15 anos mais velha. Amano, que sempre foi apaixonada pelo Coach, tenta se aproximar dele. Na terra, também, esta sendo construída uma espaçonave de 70km para evacuar parte da terra, esta chama-se Elterion.

Buster Machine III, com o planeta Júpiter 2 em seu centro sobre alta pressão e condensado para ficar do tamanho da lua terrestre. Arma final contra os Space Monster. Em certa parte do anime um personagem mais que secundário comenta se seria certo exterminar uma galáxia para o bem da humanidade. Amano responde que não sabe se é certo, mas a humanidade tem de se proteger.

Na terra, há outra má notícia. Os Space Monsters estão para invadir a terra. A terra possui apenas alguns meses para organizar uma defensiva. Para os Space Monsters serão alguns minutos, mas na terra, com o tempo diferente, será mais tempo. Em uma reunião, Coach sugere mandar a nave Elterion não tripulada para o meio das forças inimigas, com o Gunbuster como escolta, e explodi-la, criando um buraco negro e sugando todas as forças inimigas. O plano, embora arriscado, é a única coisa que eles podem fazer.

Noriko e Amano são mandadas para a missão. Algumas horas se passarão para elas, mas na terra mais de 6 meses se passarão. Pouco antes, Noriko escuta Amano falando com o Coach. Amano está brigando com o Coach por este não se importar muito com sua saúde. O Coach Ohta está doente e tosse sangue. Noriko e Amano se encontram para se preparar para a missão. Ao se encontrarem, Amano diz para Noriko que o Coach Ohta é o homem que o pai dela resgatou. O Coach também sofre da doença da radiação espacial, e morrerá em breve. Quando a missão começa, o tempo novamente será acelerado para quem viaja em velocidade quase da luz. Amano acredita que o Coach não conseguirá viver mais 6 meses. Ao começarem a viagem o tempo começa a passar rápido e quando chega na barreira dos 6 meses Amano começa a freiar. Diz que o Coach já estará morto quando ela voltar, e ela nunca poderá dizer a ele que o ama. Noriko convence Amano dizendo que se elas não completarem a missão, mais do que só o Coach morrerá, toda a terra irá junto. Amano então prossegue e começa mais uma batalha incrível contra os Space Monsters na tentativa de defender a nave Elterion. Conseguem defender a nave e ativam, criando o buraco negro que suga toda a força inimiga e salva a terra.

Ao voltar para a terra, Amano descobre que o Coach não morreu. Amano casa-se com Coach. Noriko volta para o espaço, em outra nave classe Elterion. Dessa vez Jung é sua parceira.

Agora o final do anime. 15 anos terrestres depois.

Em sentido horário começando pela: Jung, Amano, Kashihara, Kimiko, Noriko,Ohta, Takaya Yuzo (pai da Noriko), Gunbuster, Capitão Tashiro, Smith e, finalmente, Noriko


Para Noriko e Jung, apenas 6 meses se passaram, mas para quem estava na terra, são 15 anos. A missão final para exterminar os Space Monsters irá começar. Usando o décimo terceiro planeta (se eu não me engano) do nosso (deles) sistema solar eles criam uma nova bomba de buraco negro. Dessa vez está será capaz de sugar a galáxia inteira dos Space Monsters e assim acabar com a ameaça à terra. Noriko pilotará o Gunbuster, mas precisa de uma parceira. Amano vem diretamente da terra para esta missão. Foi voluntária. Esta está muito mais velha. Amano demonstra o quanto mudou nos 15 anos terrestres, o que causa muita estranheza em Noriko, que envelheceu apenas 6 meses por causa da diferença de tempo. Coach está morto.

A máquina de buraco negro é chamada de Buster Machine III. Todos os participantes para a missão se preparam para ir até o centro do universo para exterminar os Space Monsters. Chegam ao local e preparem a sua frente de batalha. Eles possuem certo espaço para se prepararem, até a hora que os Space Monsters os surpreendem entrando em um Starbow (explicarei abaixo) e saindo muito mais perto do que eles esperavam. Os humanos acreditavam que não havia como entrar em um Starbow para cruzar uma distância tão pequena.

Todos lutam para proteger o Buster Machine III (que é do tamanho da lua) e a batalha parece promissora. Ao finalmente chegarem no local onde poderiam explodir para causar o buraco negro, Buster Machine III foi 2% danificado e não poderá funcionar. O que seria a perdição para a terra. Noriko e Amano dizem que utilizaram o Gunbuster para providenciar a energia que está falando. Diz para todos fugirem.

Jung, em um outro mecha, segue o Gunbuster com as duas. Diz que ficará com elas até o final. Noriko diz que isto não é possível, apenas o Gunbuster consegue suportar a alta pressão que é dentro do Buster Machine III. Jung diz que se elas não ficarem juntas, milhares de anos terão se passado quando elas conseguirem chegar a terra. Noriko diz que isto não é problema, uma vez que elas conseguirem salvar a terra toda. Jung saí do Buster Machine III e deixa as duas para providenciarem a energia que falta.

Noriko e Jung sucedem em sua missão, e exterminam com os Space Monster de uma vez por todas. O problema é que chegarão na terra depois de 12 mil anos, e todos que elas conhecerem provavelmente não existiram mais. Ao finalmente se aproximarem da terra, não veem nenhuma luz. Pensam então que a terra deve ter deixado de ter vida nela, a humanidade deve ter se destruído. Mas ao aproximarem mais, as luzes do planeta se acendem formando um Bem Vindo de volta (オカエリ está escrito). Elas pousam na terra e assim o anime acaba.

Bem, este anime é realmente muito bom. Eu assisti porque gosto de animes de mecha, e este é o predecessor do épico Tengen Toppa Gurren Lagann. Me surpreendeu em muitos pontos este anime. O tamanho dos mechas é pequeno se comparado ao Gurren Lagann, mas para o padrão de outros animes são gigantes.

Um RX-7 possui 10 metros, o Gunbuster 250 metros, a torre Eiffel 333 metros, as naves Elterion possuem 70.000 metros e a Buster Machine III tem 384.000.000 metros (o tamanho da lua).

Agora algumas explicações.

Buster Machine III: Esta é uma máquina criada pela terra. Utiliza-se do planeta Júpiter 2 com mais alguns geradores escravos para funcionar. Este não conseguiu funcionar sozinho pois alguns de seus geradores escravos foram danificados.

Starbow: São anomalias coloridas que estão em volta de um Tannhäuser Gate.

Tanhäuser Gate: Falarei tudo com base no anime. É possível dobrar o tempo. Estas dobras temporais fazem o tripulante viajar mais rápido que a luz, mas não exatamente. Imagine uma folha de sulfite A4. Faça dois pontos paralelos nela. Dobre a folha até os pontos se encontrarem. Isto seria um Tanhäuser gate, uma dobra no espaço e tempo fazendo com que viaje mais rápido que a luz. Ao menos foi o que eu entendi ^^.

E eu dizendo que ia acabar não escrevendo tanto, hahahah. Enfim, contei toda a história mas... assista o anime. É minúsculo, possui apenas 100 minutos ^^ Testei dessa vez não apresentar todos os personagens de uma vez no post, e sim colocando imagens para ilustrar, me digam o que acharam por favor ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário