domingo, janeiro 30, 2011

Atelier Iris: Grand Phantasm


Finalmente chego ao fim da série Iris do Atelier. Me diverti muito, apenas queria ter começado a jogar mais cedo para não ter que parar de jogar tanto por causa das aulas e outras ocupações de começo de ano. Devo admitir que esse foi a história que mais me cativou. Meu amigo havia dito que este Atelier Iris era o mais curto de todos, mais foi o que mais me tomou horas. Com 36 horas de jogo eu finalizei o jogo. O jogo possui dois finais, mais deixe-me começar.


Atelier Iris: Grand Phantasm

Diferente de seus predecessores, não é mais possível sintetizar itens com a utilização apenas de manas. Para sintetizar você precisa dos ingredientes. Isto é realmente muito trabalhoso. Para fazer itens simples você acaba tendo de fazer muitas lutas, então fica mais fácil comprar. O problema é que não da para comprar praticamente nenhum item, os vendedores só te dão uma pequena mãozinha, os itens deles, embora ainda úteis, não são recipes completos.

Primeiramente: para sintetizar você tem que saber os ingredientes. Depois de saber os ingredientes é simplesmente ir até o caldeirão e começar sua sintetização. Algumas receitas, se alteradas alguns ingredientes, surgem resultados totalmente novos. O jogo chama isso de itens derivados.

Seu personagens são:

Edge Vanhite: Raider e parceiro de Iris. Completam uma série de quests para poder ir visitar outros Alterworlds.


Iris Fortner: Raider e parceira de Edge. Útilma alquimista da sua linhagem. Mora com Edge em seu workshop.


Nell Ellis: Vai para Zey Meruze para virar uma Raider, com sua irmã, e assim re-estabelecer o nome de sua família.


O sistema de batalhas perdeu a pressa. Agora está no ponto ideal, nem muito rápido nem muito devagar. Animações de batalhas são as melhores, uma vez que não há pressa. Queda de FPS não ocorreu em nenhuma batalha do jogo, apenas em alguns lugares pelo jogo. Nada que chegasse a irritar.

Os manas ainda estão presentes. Porém agora são em forma de blades. Blades nada mais são do que classes para os seus personagens, o jogo apenas as chamas de blades. Os manas são muito vulneráveis fora de seu próprio mundo, e ao ficar no mundo humano são facilmente absorvidos por montros, que tem seu poder multiplicado. Ao derrotar um monstro que absorveu um mana, você o liberá. O mana faz um pacto com você e assim você consegue a sua blade e a Iris, que não possui blades, ganha a capacidade de convocar o tal mana para ajudar na batalha. A maior parte deles apenas dá dano normal, alguns outros dão algum debuff para o inimigo e um outro um buff aliado.

O jogo começa com Edge e Iris fazendo quests. O jogo todo você faz quests até aumentar de rank, ao aumentar de rank começa uma missão e todas as suas quests não poderão ser completadas até a missão terminar, nada demais. As missões não são grandes. A primeira missão é investigar um pilar de luz que apareceu em Valtessa Forest, um Alteworld. O jogo, no lugar de possuir apenas um mundo, possui vários Alterworlds. Alterwords nada mais são do que outros mundos, onde humanos podem ficar por um tempo limitado, antes de serem expulsos dos Alterwords devolta para Zey Meruze (a cidade onde você mora).

Você vai investigar e chega até o pilar de luz. Ao chegar nele, Iris vai investigá-lo mais de perto e o livro que Iris carrega absorve a gema que estava no pilar de luz. Iris se vê em um local todo branco, e uma voz faz umas perguntas para ela (não me lembro das perguntas). Você volta para Zey Meruze e vai até o pesquisador, chamado Ewan. Ele diz que o livro que Iris carrega é o livro lendário chamado Escalario. O Escalario, ao ter todas as suas peças juntas pode realizar qualquer desejo ao seu portador. São 8 gemas, você possui apenas a primeira. Por poder realizar qualquer desejo, Edge e Iris se animam com a ideia de procurar todas as peças dele.

Assim termina a primeira missão. Você só precisa continuar fazendo quests para aumentar seu rank e uma nova missão começar.

Ewan, em uma das quests que você faz para ele, pede para você criar um cajado de alquimista para ele. Ao criar o cajado, ele pedirá para testar. Vocês o levam até o Workshop da Iris, e lá ele cria um portal. O portal servia para facilitar a comunicação entre você e o mundo dos manas. Mas você não possui nenhum mana até então, o que faz o portal ser inútil. Iris reclama por ter este portal (que está no chão) dentro de seu Workshop e Edge tenta consolá-la. Ewan apenas se desculpa.

A segunda missão é basicamente a mesma coisa. Você pega a gema e enfrenta um chefe. O rumor é que viram um pilar de luz no Grimoire Castle. Você vai até lá descobrir luta contra um espadachin chamado Alvero (em japonês escuta-se algo como Bajizero), Alvero inventa de ter de pagar uma taxa para poder passar, Edge e Iris não aceitam, começa uma luta e vocês ganham, deixando Alvero para trás. Alvero fica com raiva, mas não há nada que ele possa fazê-lo. Edge e Iris avançam. Continunado conhecme Pamela, a fantasma do castelo. De assustador ela não possui nada e diz que o aventureiro que viu o pilar primeiramente, se distraiu vendo ela e acabou apanhando de um monstro que por lá estava. Indo até o pilar de luz, você encontra a gema. Iris vai para no mesmo lugar com fundo branco de antes, e a mesma voz faz as mesmas perguntas. Depois disso aparece um monstro e você tem de lutar.

Após a batalha o mana de dentro do monstro é liberado. Por estar agradecido por ser libertado, o mana decide fazer um pacto com Iris, já que ela é uma alquimista, assim você pega sua primeira Blade. A blade é da mana das trevas e Edge vira uma espécie de Ninja. Nesta hora Iris e Edge se dão conta que não é inútil o portal que Ewan conjurou. Por lá Edge poderá invocar os poderes do Mana e trocar de Blade. Iris pode invocar o mana na batalha para auxílio também.

Mais quests até finalmente começar a terceira missão. Hagel, o ferreiro, chama algum Raider para ajudá-lo a encontrar seu martelo. Ao chegar na hora para conversar com Hagel sobre os detalhes da missão, duas outras Raiders aparecem. Essas são Nell e sua irmã mais velha, Yula. Tanto Edge e Iris quanto Nell e Yula querem aceitar a quest. Por não saber o que fazer, Hagel diz que os que tiveram o maior rank de Raider poderão aceitar a quest. O problema é todos tem o mesmo rank. Hagel então decide que quem aumentar de rank primeiro poderá aceitar a quest.

Esse cara não está com pressa para achar o seu martelo. Ele até diz que não pode trabalhar sem, mas mesmo assim ainda ficará esperando alguem subir de rank para dar a quest.

Em uma certa quest, não lembro qual, Yula e sua irmã também a aceitaram. O problema é que você já esta fazendo-a. Vocês então lutam para saber quem poderá aceitar a quest. Edge e Iris vencem. Yula começa a culpar sua irmã pela sua derrota, mas ambas vão embora juntas.

Ao finalmente subir de rank, você volta a falar com Hagel. Você chegou apenas alguns segundos antes de Nell e Yula. Elas vão embora e você finalmente aceita a quest. Acha o machado de Hagel, que não estava perdido. Hagel havia saído para beber e emprestou o seu martelo para Funan, um pescador. Funan estava usando e pretendia devolver já. Hagel não lembrava disso por causa da bebedeira.

O jogo continua. Em dado momento Yula briga com Nell. Yula diz que Nell está apenas a atrasando e decide deixá-la para trás. Nell fica realmente triste. Iris vai consolá-la. Nell vê como Iris e Edge são legais e entra para o grupo também. Iris conta sobre o Escalario e Nell vê que assim talvez poderá reconstruir o nome de sua família e sua irmã irá perdoá-la.

Nell como primeira classe é realmente patética. Os danos não prestam para muita coisa e, algo que me deixou muito puto, sua última skill é, nada mais nada menos, que o Ein Zecksclaw do Atelier Iris 2. Fala sério! No 2 o Ein Zecksclaw era algo totalmente exclusivo e só duas pessoas conseguiam usá-lo, no 3 é uma skill muito fraca, para piorar as coisas. Felizmente, ao conseguir as blades da Siren, que como mana invocado pela Iris na batalha é realmente patética, ela finalmente fica realmente útil, com a melhor skill de cura do jogo e Kobold Hero de quebra. Kobold hero é realmente a skill mais legal do jogo. Pega todos os inimigos e é skill de tempo, isto é, depois de sua ativação ainda virá mais três vezes para bater no inimigo.

Continuando em completar quests, que liberam side-storys muito legais, e assim missões até algo que eu me lembro acontecer denovo. Em certa missão você conhece Crowley. Crowley é um raider também, mas por ter um ranking muito baixo não pode completar muitas quests. Crowley pede para você investigar um certo local de Altena Forest. Chegando lá, descobre-se ser uma armadilha e há um monstro esperando. Iris, Edge e Nell derrotam o monstro e vão até Crowley dar explicações. Crowley diz algo que eu não me recordo ^^ E, não lembro se é agora mas ele faz, conjura uma magia na Iris. Esta magia, diz ele, faz com que ela morra caso não continue a procurar as gemas do Escalario. O que não é verdade, mais tarde descobrirá o que realmente faz a magia que ele conjurou. Apenas lembro onde ele conjurou, em Posporia BattleGrounds. Lá vocês também lutam contra ele, mas ele ainda é forte demais. Vocês perdem e ele conjura a tal magia na Iris.

Durante essas missões, seu único objetivo é simplesmente juntar as gemas para o Escalario. Algo que eu esqueci de mencionar é que: durante a transição do primeiro capítulo, Iris narra que algo que eles nem imaginam está para acontecer. O que está para acontecer é que: uma vez que as gemas voltam a aparecer, significa que Ouroborus, o mediador das dimensões, está para acordar. Se ele acordar ele destruirá o mundo todo. Os protagonistas não sabem disso. Ainda.

Em mais uma das vezes que você pega uma gema, Ash, o mais famoso e poderoso Raider da guilda (ahh, todos os Raiders pertencem a mesma guild que fica em Zey Meruze), encontra vocês. Ele pergunta se vocês sabem o que estão fazendo e para que serve o Escalario. Iris responde o que Ewan contou sobre o Escalario, que é um livro com o poder de realizar qualquer desejo. Ash fica surpreso por não você não saber para que serve e diz que terá de levar o livro embora para fazer o que o livro foi feito. Ewan aparece nesse momento e diz que não adianta. Ash não pode pegar o livro, apenas os descendentes da Iris podem tocá-lo. Ash então desiste e parte.

Crowley volta a aparecer. Desta vez ele está oferenco a Alvero poder. Poder para Alvero poder derrotar Edge. Derrotar Edge virou a obsessão de Alvero. Alvero aceita. Não me lembro quando e nem onde isso acontece.

Chegando nos episódios finais do jogo já. Nada de realmente interessante acontece em relação a história. A história do jogo mesmo é bem fraquinha. O que chama atenção mesmo são as quests da guilda. Lá você acompanha a história de vários personagens. Personagens como a órfã Papal e seu gato de estimação. O gato tem filhos mais tarde e então a Papal tem de deixá-lo viver. Ela vivia sozinha, apenas com o gato. Também a história de Gramps, um velhote que costuma contar muitas histórias para crianças. A primeira vista ele apenas parece ser um velho mentiroso, já que pede para você juntar itens para ele, ele junta esses itens e entrega para as crianças, dizendo ser de um monstro que ele derrotou. Mais tarde você descobre que ele era o mais poderoso Raider de tempos anteriores, contarei mais no final desse post.

Em certo momento você lutará contra Alvero novamente. A batalha é muito fácil e você vence. Nesse momento Alvero diz que terá de usar algo novo. Ele não muda de aparência nem nada, mas a batalha recomeça e ele fica muito mais forte. Iris, Edge e Nell o derrotam, e dessa vez ele morre. Edge pergunta o por que de ele estar fazendo isso e como ele conseguiu tal poder. Alvero revela que conseguiu de Crowley. Edge continua perguntando. Alvero diz que Crowley, até pouco tempo atrás, era simplesmente um mal raider que mal completava quests. De um momento para o outro ele adquiriu muito poder.

Vocês reportam para a Guild Master, que é irmã da dona de uma das lojas da cidade, e ela diz que irá investigar mais. Ah, claro, antes de poder falar com a Guild Master, ela manda vocês completarem 3 quests. Manda isso sem você nem ao menos saber que ela é a Guild Master. Vocês completam as quests e ela revela ser a Guild Master. Seu nome é Noella.

Na penúltima missão do jogo, Noella convoca vocês. Diz para vocês investigarem a casa de Crowley, já que ele também morava na cidade. Vocês encontram a casa dele e lá existe um laboratório. O diário do Crowley está aberto e ele diz sétima (são oito) gema apareceu no Crytal Valley of Darkascus. Vocês decidem ir até lá. Encontram Crowley lá e lutam. Dessa vez vocês o derrotam e ele morre. A voz dele ainda é escutada, e ele cita Ouroborus. O cristal que acaba de sumir é onde Ouroborus estava selado.

Sem mais do que perguntar a Crowley sobre a maldição, vocês continuam completando quests. O objetivo de conseguir o Escalario é curar a maldição da Iris. Ao completar quests o bastante, você chega na última gema do Escalario.

A última gema está em Posporia, na árvore gigante onde você já teve de completar uma quest antes. Você chega lá e Ash está te esperando. Ele pergunta se você agora sabe para que serve o Escalario, e você dão a mesma resposta de antes. Ash então decide que desas vez levará tanto o Escalario quanto a Iris. Edge se opõe e começa mais uma luta. Você vence ele sem muita dificuldade, então Ash leva a sério a luta e mostra o verdadeiro poder de suas espadas (sim, ele usa duas), elas são as Azoths. Como esse não é Atelier Iris 2, isso não significa muita coisa. Vocês vencem novamente. Edge então exige que Ash conte tudo o que ele sabe.

Ash então revela que o Escalario só foi feito para realizar um desejo. O de selar Ouroborus. Se os pilares de luz começam a aparecer, significa que Ouroborus está para acordar. Então o seguinte na linhagem precisa juntar as gemas para selá-lo novamente. Sendo assim, vocês não possuem qualquer outro motivo para parar de juntar as gemas.

Finalmente, capítulo final. Depois dessa revelação de Ash, Noella chama o grupo novamente para conversar. Ela diz que o caminho para Ouroborus já está aberto, e eles devem falar com ela assim que eles estiverem prontos. Iris pede para conversar com Edge em particular. O diálogo deles não é revelado ainda.

Neste momento o mundo está totalmente normal. É aquele momento que o jogo diz para você completar todas as quests que você quiser, porque depois que o fim do jogo começar você não pode voltar.

Diferentemente dos outros dois Atelier, este possui dois finais. Um triste e um feliz. Eu a princípio fiz o triste. Ao ir para a casa do meu amigo pedir o primeiro Mana Khemia para jogar, ele me diz que tem mais um final. Eu preciso continuar fazendo quest até liberar uma quest onde terei de investigar novamente a casa do Crowley.

Mas contarei primeiramente o final triste.

Você vai até o caminho de Ouroborus. É uma dimensão paralela, com os locais que você já conhecem, mas em uma ordem totalmente diferente. No meio do caminho, cada um que você ajudou anteriormente te ajuda a passar pelo caminho mais rapidamente. Você chega até o Ouroborus. Ele diz que os humanos devem pagar pelo que fizeram. Assim a luta começa. Você o derrota. Então seguindo a história, Ouroborus usa uma magia mais poderosa em vocês e todos caem no chão. Levantam novamente e Edge diz que não pode perder porque fez uma promessa. Tenta dar mais um golpe e é repelido para trás. Iris grita pelo nome de Edge e começa a usar o poder do Escalario. Iris se encontra no mesmo local branco onde costuma se encontrar quando absorve um pilar de luz, lá conversa com a luz e faz um desejo para o Escalario agora completo.

Iris deseja que o mundo fique em paz.

Duas semanas mais tarde, Edge está na frente de um túmulo. Há um flashback e ele lembra de Iris dizendo que, o que Crowley realmente fez foi ligar a existência dela com a do Ouroborus. Se Ouroborus morresse ela também morreria. Isto era para evitar que ela tentasse derrotar Ouroborus. Ela morreria de um jeito ou de outro. Tanto com Ouroborus derrotado quant com ele selado novamente.

Nell diz para Edge que voltará a viver com sua irmã mais velha. O jogo acaba mostrando um pilar de luz negra, depois escuta-se o barulho dele quebrando.

Agora o final feliz.

Se você continuar completando algumas quests (comigo só tive de jogar mais uma hora até a tal quest aparecer) aparecerá mais uma. Você terá de falar com a secretária da guilda. Ela diz que a cliente da quest é a Iris, então a quest começa. Iris quer investigar novamente a casa do Crowley. Então vocês vão até lá. Lá leem o diário dele novamente, dessa vez da data de sua primeira quest antes de ele mudar.

Ele era um raider sem muito talento, e seu diário parecia de uma pessoa normal. Ele diz que não é muito bom em lutar, mas que explorar os Alterworlds é realmente o que ele gosta, diz que espera um dia poder explorar mais Alterworlds, não apenas Altena Forest. Seguindo esta pista vocês vão até Altena Forest atrás do mesmo local de Crowley. Chegando em Altena Forest, indo até o local você é teleportado e encontra um pilar de luz negra. Pegam novamente a gema, que dessa vez está quebrada.

Vocês vão até o Ewan, porque se alguem saberá como concertar, será ele. Ele diz que não pode fazer nada mas, se ela fizer um item que ela já sabe fazer, é possível que ela consiga. Iris então se dá conta que ele está falando do (tcharam!) Ruby Prism. Sim! Ele novamente. Não seria Atelier Iris se eu não precisasse fazer esse item. Ta ok que ele é realmente mais simples dessa vez, mas ainda é o Ruby Prism!

Você faz o Ruby Prism e com ele sintetiza a gema negra novamente. De lá sai um "holograma" de Crowley. Ele diz que é necessário muita coragem para concertar este objeto. Iris então pergunta quem é ele. Ele diz que Crowley nada mais era do que um corpo que ele havia tomado. Crowley já havia morrido desde o dia em que encontrou a gema negra. O holograma conta a história do tempo em que a Alquimia mais prosperava. Diz que os 9 grandes alquimistas procuravam poder. Ele então, para atiçar, perguntou se eles queriam o poder dos deuses. Os alquimistas, com exceção de um, buscaram esse poder. Ouroborus então destruiu metade do mundo. O único alquimista que não buscava o poder de um deus era justamente o ancestral de Iris. Ele então pegou o Escalario e selou Ouroborus. Ouroborus queria destruir aquele mundo e criar um novo, dessa vez perfeito. Conhecendo então toda a história, o "holograma" some.

Agora a maldição de Iris para com o Ouroborus foi desfeita, não que os personagens saibam disso ainda. Você faz o mesmo caminho que eu descrevi para o final triste, as únicas diferenças são as falas finais.

Iris diz que os humanos possuem defeitos, que isto não é motivo para ele querer destruir o mundo. Diz que ela assume o erro de todos aqueles alquimistas. Ouroborus pergunta se ela perdoa o "Crowley" que tentou matá-la, Iris responde que sim. Ouroborus então não consegue entender. Ele, por ser um deus, não consegue entender nem aceitar a imperfeição. Então vocês começam a lutar. Você vence e ele faz a mesma coisa que fez no outro final, Edge vai para cima e é repelido.

Agora as falas diferem novamente.

Iris denovo convoca o poder do Escalario e vai parar no local branco. O Escalario pergunta porque ela é uma alquimista. Ela responde que é para ver o sorriso de todos.

Um ano depois. Edge está na frente do mesmo túmulo que estava no outro final, agora ele não está tão triste quanto a ultima vez. Nell aparece e diz que uma pilar de luz foi visto novamente. Um pilar de luz branca foi visto no mesmo local onde estava aquele de luz negra. Todos dão apoio para o Edge ir ver o pilar branco. Chegando lá nada acontece. Edge diz que não podia ser tão fácil assim, justo agora que ele finalmente achou que poderia dizer o que ele não conseguiu da última vez. Edge então escuta uma voz chamando o nome dele. Começa a chamar pela Iris e então ela re-aparece.

Eles caminham até a saída da floresta e Iris pergunta o que o Edge queria falar que não havia conseguido da última vez. Edge diz que-

O jogo acaba. Mas é claro que ele ia dizer que a amava ^^

Algumas outras quests que eu me lembro.

Meyna tem seu irmão morto durante uma quest. Pede para Iris fazer um item para fazê-la esquecer sua memória. Meyna não tem coragem de tomá-lo, mas chama-os para acompanhá-la até onde o seu irmão morreu, fingindo que havia esquecido. Decide desistir de fingir e Edge diz que ele morreu protegendo algo importante para ela, que não é certo ela esquecer do irmão. Meyna então se decide que não irá mais esquecer nada e voltará a ser uma Raider.

Um outro que eu esqueci o nome ficava terceirizando as quests que ele recebia. Os personagens então o motivam para ele perder o medo e voltar a fazer quests. Depois de muitas outra quests terceirizadas, ele volta a ser raider.

A anja que apenas o Edge pode ver. Não possui memórias. Iris então sintetiza um itens para recuperar a memória. A anja recupera a memória e todos podem voltar a vê-la. Ela pede um tempo para se acalmar. Uma nova quest é recebida que existe o rumor de exister um anjo em Altena. Vocês vão até lá e descobrem ser a tal Anja. Ela foi enviada para levar felicidade, mas quando terminar sua missão terá de ir embora. Então não quer completar sua missão pois todas as pessoas que ela conhece por lá são realmente muito especiais. Edge diz que ela não deve se preocupar com isso, que ainda falta muito tempo e o importante serão as memórias delas.


São essas partes que fizeram o Atelier Iris 3 o jogo mais legal. O 2 ainda possui os melhores protagonistas mas o 3 e suas quests realmente arrazaram. É isto aí. Ainda nem comecei o próximo jogo. Estive fazendo os dois finais nessa madrugada e irei dormir daqui a pouco. Ainda estou com preguiça de falar sobre o filme e o anime que eu terminei de assistir. Mas falarei antes de minhas aulas na ETEC começarem.

Até a próxima ^^

2 comentários:

  1. La Pucelle é o primeiro jogo de tática que eu jogo ^^'' Eu não sabia que o mangá do Lelou tava sendo feito no Brasil, mas irá demorar para eu comprar porque moro em São José do Rio Preto e até a loja pedir o mangá...¬¬
    Ainda não acredito o quanto escreve sobre os jogos, eu falo tão pouco...^^''Se não me engano meu amigo estava jogando Atelier Iris...não quero pensar em jogos por um bom tempo...(trauma de .Hack//G.U)

    Bye Bye!

    ResponderExcluir
  2. Trauma de .hack//? O que aconteceu enquanto você jogou?

    La Pucelle o primeiro? O ruim, ao meu ver, da NIS é se focarem bastante na comédia. Não que eu não goste, mas RPGs táticos gosto deles mais sérios.

    E como eu havia escrito no meu primeiro post, minha memória me traí muito. E eu não gosto disso, então me concentro e fico escrevendo minhas lembranças nesse blog. Como são frescas fico extremamente gigante, mas se eu fosse digitar sobre o meu jogo favorito (que eu não lembro a história) não ia dar certo, eu já haveria esquecido.

    ResponderExcluir