domingo, janeiro 23, 2011

Valkyrie Profile 2: Silmeria

A primeira vez que eu joguei esse jogo ainda estava no fundamental. Um amigo meu havia voltado de sua viagem de Brasília e, sabe-se lá porque, ele comprou alguns jogos lá. Depois de sua volta ele passou em casa para conversarmos e jogarmos. Ele levou os jogos e entre eles estava esse.

Peguei emprestado e comecei a jogar. Mas havia algo muito irritante: o tempo todo ficava aparecendo Reading Disc. Isso acontecia porque o disco estava muito riscado, e o Playstation não conseguia-o ler corretamente. Depois de oito horas jogando eu finalmente desisti, isso atrapalhava demais.

A alguns dias atrás resolvi baixar denovo o jogo para finalizá-lo. Embora meio irritante, o seu sistema de batalhas era bem diferente do que eu já havia visto e eu tinha gostado. Baixei e gravei. Assim comecei a jogar Valkyrie Profile 2.


Como eu já sabia previamente, o Valkyrie Profile 2 é o primeiro na ordem cronológica. E o primeiro jogo é do playstation 1. Talvez um dia eu jogue.

Assim o jogo começa a rodar, começa um CG muito bem feito. Vozes falam sobre perigo, mais tarde é explicado o que são essas vozes.

O jogo tem uma infinidade de personagens, e você se move em apenas duas dimensões. Na hora da batalha o jogo é em três dimensões.

Seus personagens chaves são:

Alicia: Princesa do maior reino de Midgard, o reino de Dipan. Por um erro de Odin na hora de encarnar uma Valquíria, Alicia divide o seu corpo com a Valquíria Silmeria.

Rufus: Um meio-elfo. Serve para ser um dos corpos de Odin, caso o atual dele seja destruido. Possui um anel que o faz não envelhecer, se retirar o anel sua alma se esvai.

Dylan: Um Einherjar de Silmeria. Mais tarde descobre-se que ele é o senhor dos mortos, Brahms.

Lezaford: Aprendiz dos três grandes Magos de Dipan. Surpresas sobre esse personagem é o que não falta.

Leone: Uma mercenária que se junta a outro mercenário chamado Arngrim. Revela-se ser uma Valquíria que quer impedir os humanos de pegarem o Dragon Orb (um dos tesouros de Midgard, item tão forte que pode matar deuses).

Arngrim: Mercenário que encontra Leone. É apenas um mercenário. Segue Alicia junto de Leone pois dizem que em volta do Dragon Orb existem muitos tesouros valiosos.

Silmeria: Valquíria que divide o corpo com Alicia. Se opõe a grande intervenção dos deuses para com os humanos.

Hrist: Forma valquíria de Leone

Lenneth: Valquíria que veio do futuro para impedir Lezaford.

Brahms: Uma vez muito ferido, foi ajudado por Silmeria. Silmeria cedeu o corpo de um de seus Einherjar. Permaneceu dormindo até o grande momento em que foi necessário.

Agora começa a história cheia de reviravoltas. Minha memória deve falhar em diversos pontos mas começa com Alicia/Silmeria fugindo de algum local. Pensando bem agora, deve ser Valhalla. O jogo mostra ela já em uma cidade portuário da qual zarpam navios para Dipan. Alicia/Silmeria conversa com uma das pessoas que está sentada esperando os navios, que não estão mais zarpando. Alicia/Silmeria convida o arqueiro, que se chama Rufus, para segui-la. Rufus nega, Alicia então revela-se para ele que, na verdade, é a princesa de Dipan. O problema é que o rei declarou sua filha morta a anos atrás, por causa da Valquíria que dividia o corpo com ela. Mesmo assim Rufus aceita seguir você, pois percebe que Alicia tem a Valquíria Silmeria em seu corpo.

Existe um caminho por baixo da terra (e mar) para chegar até Dipan, este chama-se Underground's Path. Atravessando o caminho, encontram uma espada enterrada na terra. Silmeria revela seus poderes e traz um Einherjar. Muitos dos Einherjar não conseguem manter por muito tempo sua existência. Isto não acontece com esse, que se chama Dylan. Dylan foi um grande guerreiro de Dipan e morreu a mais de 100 anos atrás.

Einherjar são guerreiros que morreram em batalha e podem ser chamados pela Silmeria. São vários Einherjar, mas só falarei de Dylan e mais um, que são os verdadeiramente relevantes para a história.

Todos eles chegam em Dipan e entram no castelo escondido, procurando pelo rei. Descem até o subterrâneo e começam a encontrar monstro. O que é estranho. Não deveriam haver monstros dentro do castelo. Ao finalmente chegarem a parte mais funda do castelo, que era uma masmorra e virou um laboratório dos três grandes magos de Dipan, encontram uma criatura. Um monstro. Os três lutam contra o monstro e o matam. Continuam seguindo por mais um mapa e encontram o amigo de infância de Alicia. Este amigo de infância é o mais jovem dos três grandes magos. Alicia/Silmeria indaga-o sobre o que estão fazendo, mas ele tenta resistir. Revela que o rei de Dipan ordenou eles a conseguirem o Dragon Orb para poder derrotar os deuses.

Neste momento, os outros dois magos (na verdade, uma maga e um mago valhos) interrompem ele falando que ele não devia contar este tipo de segredo. Alicia, Dylan e Rufus são cercados por guerreiros imperiais e os magos. Quando eles partem para cima, todos eles são teleportados de uma vez para algum outro lugar. Quem os teleportou foi o mago Lezaford Valeth. Lezaford alega que não concorda com o que o rei está fazendo, e que irá ajudá-los a conseguir o Dragon Orb e mantê-lo longe das mãos, tanto de Odin, quanto de Dipan.

Neste momento começa a saga longa atrás do Dragon Orb. Logo após começar a procurar, Leone e Arngrin, não lembro onde, se juntam a Silmeria. Arngrin conheceu Leone a pouco tempo, mas já a respeitava. Leone e Arngrin seguem os dois, alegando estar atrás dos tesouros em volta do Dragon Orb. Todos eles aceitam por pegar um item desse realmente não é algo fácil, e toda ajuda é bem vinda.

Silmeria possui a habilidade de ler objetos para saber o que se passou por lá. Vocês passam por vários locais, rastreando o Dragon Orb. Embora eu possa resumir isto em apenas três linhas, só essa parte é 2/3 do jogo. Enfrenta-se vários bosses, recruta-se vários Einherjars.

Uma coisa bem legal desse jogo é a evolução de Alicia como personagem. Ela muda de, um princesa que mal consegue lutar com espadas e depende totalmente de Silmeria para alguem totalmente confiante e que luta de igual para igual contra qualquer inimigo. Durante a perseguição do Dragon Orb, ela continua meio insegura mas melhorando devagar. Também existe uma relação de simpatia entre Alicia e Leone. Neste momento apenas Alicia sabe que Leone é a outra Valquíria, Hrist. Mas não há nada que ela possa fazer sobre isso.

No último templo, que possui um puzzle bem legal, finalmente encontramos o Dragon Orb, depois de derrotar o monstro guardião (s guardiões humanos haviam sumido a muito tempo). Finalmente encontra o Dragon Orb. Alicia/Silmeria vai pega-lo, mas, no último instante Leone arremessa uma adaga para desviar a atenção e rouba o Dragon Orb. Neste momento revela ser Hrist, uma das três Valquírias.

Algo que eu esqueci de mencionar é que só podem exister uma Valquíria em Midgard por vez. Silmeria não poderia estar encarnada em Alicia, e é o dever de Hrist levá-la de volta para Valhalla. Silmeria defende a ideia de que os humanos não precisam dos deuses e que os deuses deviam deixá-los em paz. Hrist não aceita isso, e acha que os humanos devem apenas obedecer e venerar os deuses. Os deuses já sabem das intenções de Dipan para contra os deuses e pretendem destruir a cidade de Dipan. É por esse motivo primariamente que Alicia/Silmeria fogem. Os deuses querem o Dragon Orb para assim os humanos não terem chances contra eles. O problema é que se o Dragon Orb não está em Midgard, Midgard entrará em crise e com o tempo entrará em colapso, sumindo. Contiunando.

Hrist leva Arngrim e o Dragon Orb com ela. Neste momento há de se correr para Dipan para evitar de ser destruida. Vocês chegam tarde demais e Dipan já está destruida. Chegam a praça do reino, onde o rei será executado. Ao chegar lá, Arngrim está para executá-lo. Hrist, por ser mais forte que os três grandes magos (dos quais apenas dois estão presentes) diz que oferecerá clemência caso eles derrotem Alicia/Silmeria, Rufus e Dylan.

No Underground's Path encontram um dos soldados dos deuses. Este fala com Alicia pensando que é Silmeria. Pede para ela voltar. Neste hora percebemos claramente o quanto Alicia amadureceu. Silmeria fala com Alicia para deixa-la falar. Alicia diz que não, e que ela mesmo lidará com ele. Alicia fala com o soldado e diz que ela não vai fazer nada que ele ordernar. O soldado fica bravo por não estar falando com Alicia e exige falar com ela. Alicia saca sua espada e vocês lutam. Derrotam ele e continuam o seu caminho.

Os magos falham em derrotá-los e aparentam estar mortos. Na verdade haviam usado Ghoul Powder um pó que te transforma em zumbi, e desse modo escaparam da morte, e fugiram de Hrist. Ao final da luta Arngrim coloca o rei na guilhotina e arranca a cabeça dele. Não há nada demais nessa cena, não mostra a cabeça rolando. Hrist e Arngrim vão embora, deixando Alicia em prantos. Os soldados, que agora reconhecem que Alicia, princesa de Dipan, não está morta confidenciam que a mãe dela, a rainha, ainda está viva. Está escondida no castelo. Alicia vai atrás da mãe dela.

Um pouco antes de chegar, Lezaford e Dylan dizem ao Rufus, por ser igual Odin (meio-elfo) ele poderia adquirir a mesma capacidade e lutar de igual para igual contra ele. Rufus fica ofendido e bravo e pergunta gritando se acham que ele é apenas mais um vassalo dos deuses. Ao chegar onde a rainha estaria, veem soldados carregando um caixão. Alicia pergunta de quem pertence ao corpo, e os soldados revelam ser da mãe dela, que se matou logo após o rei morrer. Neste mesmo momento, Hrist e Arngrim re-aparecem. Alicia os culpa pela morte da mãe delas e saca sua espada. Dessa vez vocês lutam. No meio da luta, dois dos três magos aparecem para interromper. Lezaford havia percebido, porém nada comentou. Os magos começam a conjurar o Sovereign Rite, magia restrita a Odin que controla a encarnação das Valquírias. Como Silmeria, no corpo de Alicia, e Hrist estavam lutando uma contra a outra, o Sovereign Rite consegue atingir as duas. Neste momento, Dylan revela ser Brahms, o senhor dos mortos e tenta impedir. Começa algum tipo de magia. Lezaford entra em ação e começa a conjurar outra magia. Dentro do Sovereign Rite mostra Silmeria indo para cima de Hrist para protege-la. Neste momento aprece Freya e impede Brahms de fazer qualquer coisa, congelando e levando ele para Valhalla.

Acontece uma grande explosão. Alicia acorda e percebe que não divide mais o corpo com Silmeria. Olha para os lados e vê Rufus deitado também. Lezaford, Dylan/Brahms, os grandes magos de Dipan, Hrist e Arngrim sumiram. Alicia e Rufus não sabem mais o que fazer. Se já havia sido um choque descobrir que Leone era a Hrist, descobrir que Dylan era o senhor dos mortos, um inimigo declarado de Odin, foi um tombo. Sem a ajuda deles, Midgard com certeza será destruída, e não há nada que eles possam fazer.

Alicia e Rufus vão saíndo da cidade. Ao chegar ao portão da cidade, conversam sobre o que fazer. Decidem-se que irão roubar o Dragon Orb de Odin para colocá-lo na terra novamente. Para isso Rufus precisa ir para Yggdrasil, a árvore que sustena os planos (Midgard, Valhalla...). O problema é que humanos comuns não podem entrar. Alicia decide-se que irá seguir junto de Rufus até o ponto onde for possível.

Finalmente chegam a Yggdrasil. Elfos, que tomam o partido dos deuses, começam a persegui-los. Uma elfa, que suponho eu e o jogo da a entender também, que parece ser a mãe de Rufus salva-os e os esconde. Nesta hora lembrar que uma vez que eles pisarem no plano de Valhalla (Valhalla é um lugar especifíco, o plano em que Valhalla fica eu não me lembro o nome) o tempo não passará. Ghouls podem entrar no plano de transição (não me recordo o nome também) então, se Alicia usar o Ghoul Powder e virar Ghoul, ela poderá entrar. O problema é que ela não pode terminar de virar Ghoul, ou deixará de ser humana para sempre. O anel de Rufus faz o tempo parar e a pessoa não envelhecer, assim como evita que a alma dele saia do corpo, o que é algo muito dolorido e leva à morte.

Decidem voltar até Dipan novamente, porquê, se os magos possuiam Ghoul Powder, ainda deve haver um pouco dele no castelo. Vão, pegam o Ghoul Powder, e voltam sem maiores complicações. Chegam ao portal de transição novamente. Alicia usa o Ghoul Powder para tentar atravessar. O Ghoul Powder demorou até fazer efeito e os elfos os encontram novamente. Estão prontos para matá-lo até a hora que a elfa que os ajudou anterioramente acerta uma flecha na cabeça de um deles. Eles começam a persegui-la, e conseguem matá-la. Neste momento Alicia consegue efetivamente passar pelo portal. Porém ela está virando Ghoul. Rufus entrega o anel a ela, mas sua alma começa a se esvair do corpo. Vocês atravessam o portal inteiro, que um dungeon bem grandinho, e chegam até o plano de Valhalla.

Rufus volta a se sentir melhor, e Alicia não terminará de virar Ghoul enquanto possuir o anel. Finalmente vão até Yggdrasil atrás do grande conhecimento. Ao chegar no local onde está, Odin em pessoa vem impedi-los. Vocês lutam contra Odin e no meio da luta Lezaford aparece. Lezaford ajuda vocês e vocês derrotam Odin. Nesta hora Lezaford mostra mais um pouco de si e some com Odin sua lança, Gungnir. Gungnir, um dos artefatos sagrados que mantém a estabilidade no mundo.

Alicia e Rufus sabem que devem impedir Lezaford pois, seja lá o que ele estiver planejando, não deve ser bom. Dirigem-se a Valhalla. Em Valhalla encontram Arngrim que não está mais ajudando Hrist, uma vez que Odin morreu. Arngrim junta-se a eles para impedir Lezaford. Ao continuar andando encontram com Hrist novamente. Alicia já esta pronta para lutar contra ela até que Hrist revela o que houve na sala. Os magos conjuraram o Sovereign Rite, mas Silmeria a protegeu. Hrist propõem que irá ajudá-los. Mas eles só aceitam se ela aceitar as condições deles.

Freya escuta isso e aparece para impedir. Diz que deuses não devem fazer qualquer tipo de pacto com humanos, e começa uma luta. No meio da luta Hrist, que está com o Dragon Orb, utiliza uma fração do poder do Orb para impedir Freya de continuar agindo. Diz que irá ajudar os humanos e não há nada que ela possa fazer para impedir. Freya desiste e vai embora. Alicia, Rufus, Arngrim e agora Hrist estão em uma sala de Valhalla que pode te teleportar para qualquer lugar. Nesta sala também está o cristal no qual Brahms está congelado. Você descongela-o e ele também entra para o seu grupo. Todos vocês dirigem-se, então, para o local onde Lezaford está.

O plano de Lezaford era o mesmo do rei de Dipan. Construir um novo plano, independente de qualquer outro, onde vocês poderia viver sem a intromissão dos deuses. Para isso ele havia ter de criar uma nova Yggdrasil (é Yggdrasil que segura cada plano).

Vocês vão até essa nova Yggdrasil e no meio do caminho encontram uma outra Valquíria. Esta chamada Lenneth. Lenneth diz que não pertence a esse mundo. Ela pertence a um mundo no qual o Dragon Orb não voltou a Midgard e esta foi destruida e apenas uma pessoas sobreviveu. Quem sobreviveu foi justamente Lezaford. Hrist recorda-se então de ter selado a máquina do tempo que existe no castelo de Dipan, mas não a destruído. Daí, conclui-se que Lezaford veio do futuro e quebrou o selo. Lenneth também se junta a você para derrotar Lezaford finalmente.

Não me lembro como. Se foi antes ou depois, mas até Silmeria, em seu próprio corpo, junta-se a vocês. Todos vocês vão atrás de Lezaford. Vocês lutam contra Lezaford, quando vê que está quase para perder, Lezaford utiliza o Sovereign Rite e aprisiona todas as três valquírias. Lenneth em um grande cristal e as outras duas em pequenos cristais. Lezaford some com o cristal grande e você fica com os dois pequenos cristais. Estes contendo Hrist e Silmeria.

Lezaford não foi muito longe. É só andar mais um pouco para dentro da árvore que ele criou e logo vemos o que ele está tentando fazer. Ele está em volta do grande cristal que aprisionou Lenneth. Seu objetivo é fundir-se com ela. Lezaford fez tudo isso para criar uma novo plano para poder fugir de Lenneth. Lezaford é apaixonado totalmente por Lenneth. Como não pode ter o amor dela, vai até o passado para roubar os artefatos e poder criar um novo plano. Lezaford está tentando fazer o mesmo tipo de ligação que Alicia e Silmeria possuiam, ele quer que a Lenneth faça parte dele também. Não existe chance de eles conseguirem derrota-los, então Brahms tem um plano.

O que Brahms pretendia fazer antes de ter sido interrompido por Freya era "absorver" a Silmeria para ela dividir o corpo com ele e assim ele aumentar o seu poder e poder interromper. Brahms diz que irá fazer o mesmo, porém com as três Valquírias ao mesmo tempo. Só assim eles poderão derrotar Lezaford. Alicia não concorda e diz que, por já estar acostumada com a Silmeria, eles devem fazer isso com ela. Relutantemente, todos aceitam. Rufus demora a aceitar, neste momento ele já é apegado demais à ela. Por ser almas demais, não se sabe se Alicia será a personalidade dominante dentro, ou mesmo se elas não sumirão. As valquírias são almas imortais, mas Alicia, se não for a dominante sumirá para sempre.

A pnúltima batalha do jogo começa. Vocês, ao mesmo tempo que tentam não morrer para o Lezaford, tentam destruir o cristal. Ao finalmente destruirem o cristal, Brahms começa a conjurar sua magia e transfere as três Valquírias para o corpo de Alicia. Está se transforma, ficando muito mais poderosa. Com todo esse poder, vocês derrotam Lezaford.

Rufus acorda em algum local desconhecido. O que sobrou da "Yggdrasil" que Lezaford tentava criar. Junto dele está Arngrim e Brahms. Brahms ainda possui um pedaço do espelho de Valhalla que pode te teleportar para qualquer lugar. Ele mesmo decide que irá morrer por lá mesmo, Arngrim e Rufus vão embora.

O jogo acaba.

Nossa. Realmente me surpreendi o quanto lembrei. A história no geral eu lembrei bem, só não coisas irrelevantes. Mas algumas coisas engraçadas ainda me lembro. Se você um Einherjar que se relacionou com algum outro, eles irão ter outras falas caso os dois estejam presentes na batalha. Você encontra um mercador em uma das cidades. Ele diz que se você levar para ele certos itens, ele fará certas armas. Diz que não vai pegar por ele mesmo esses itens porque não sabe lutar, conta que com o pai dele era diferente. Ele era um mercador que sabia lutar. Em Valhalla você encontra o pai dele, que é mercador e te vende itens.

O sistema de batalha é realmente muito bom. Você possui o seu AP. E cada ação consome um certo tanto de AP. Para recuperar AP o tempo tem que passar. Para o tempo passar é só você andar ou apertar R3, a batalha toda está congelada se você não se mexe. Ao apertar R3 você não se mexe, mas seus inimigos sim. Se você entrar na linha de alcance deles, receberá golpes. Recebendo golpes você recupera vida. É melhor jogar o jogo para descobrir como ele é.

Outra coisa bem legal são os especiais. Cada arma de da um número de ataques que você pode fazer. Algumas dessas armas possuem também especiais. Os especiais são sempre os mesmo para os personagens (isto é, ele mudam, mas é apenas uma vez e por causa da história do jogo). Os especiais não consomem AP, e ajudam muito na batalha. Você simplesmente tem que completar a barra azul que aumenta conforme o número de hits você consegue acertar antes de zerar o AP. Ao enxer a barra você pode usar o especial. Se ao usar o especial, você conseguir enxer novamente a barra, mais um especial pode ser usada. Dependendo da sua combinação de personagens todos eles conseguem executar o especial, o que é uma mão na roda na hora de dar dano.

Alicia, Hrist, Lenneth e Silmeria usam o mesmo especial, o Ninbelung Valesti. O Ninbelung Valesti da Alicia no começo muda. No meio do jogo. Este é igual para todas as valquírias. Ao se fundir com todas as valquírias, o Ninbelung Valesti muda totalmente de animação e fica bem mais diferente. O que me chateou, por isso o meu time só possuia a Alicia mesmo. Alicia e Lenneth usam uma espada comum, Silmeria usa um arco e Hrist uma lança. Não gostava do fato de todas usarem uma espada normal em seus especiais, e estes ainda por cima serem o mesmo.

Leone usa um especial só dela, ao virar Hrist muda para o Ninbelung Valesti também. Arngrim da primeira vez com você também. Dylan utiliza uma espada larga, quando vira Brahms usa soqueira, então é natural que seu especial mude. Rufus que sempre usa arco, ganha o especial que mais consegue aumentar a barra de especiais, sendo ele essencial para conseguir utilizar todos os especiais em uma rodada só.

É isso aí. Esse jogo é realmente demais. Sua história é longa e bem trabalhada. O crescimento emocional dos personagens como Rufus e Alicia (que são os únicos que nunca saem do grupo) me chamou atenção. Talvez eu até tenha jogado outros jogos que isso aconteça, mas só dessa vez prestei atenção.

Finalmente escrevi sobre todos os jogos que eu joguei nessas férias. Ainda estou jogando Atelier Iris 3, mas finalizarei ele em breve. Depois disso, começarei o Final Fantasy XII. Então devo ficar um bom tempo sem escrever, aquele jogo é enorme. Espero terminá-lo antes de minhas aulas começarem, quando começarem não terei tempo para nada. Maldita ETEC.

Ah! Como pude me esquecer. Não falarei só sobre jogo aqui. Recentemente assistio filme do Gundam 00, Suzumiya Haruhi no Shoushitsu e terminei de assistir Eve no Jikan, então ainda tenho bastante coisa sobre o que escrever.

2 comentários:

  1. Hey! Eu estou passando aqui para retribuir a sua visita ao meu blog.^^
    Muito sucesso para o seu blog!
    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Nossa...você realmente escreve... Meu irmão joga Silmeria (abrevia o nome do jogo por preguiça) e os graficos são perfeitos *.*
    Eu já vi Haruhi no Shoushitsu!!!

    Bye Bye!

    ResponderExcluir