quinta-feira, janeiro 20, 2011

Atelier Iris 2: Azoth of Destiny





Escrevendo denovo, dessa vez sobre a continuação desse jogo.

Para falar a verdade, de continuação o Atelier Iris 2 não tem nada, é praticamente o mesmo jogo. Fico em dúvida se é pelo menos o mesmo universo, mas também acho que não é. Não tem muita coisa a ver com o outro. No máximo o sistema de sintetizar itens e extração elemental.

No outro post, esqueci de dizer a parte mais notável da série Atelier Iris: Você usar manas. Manas é do que a matéria é composta. Com os manas, nos dois primeiros ateliers, você podia fazer qualquer tipo de item. No 1 era simplesmente pegar o item alquímico que você descobria como você. No 2, você precisava "inicialziar" o item, isto é, sintetizá-lo com materiais normais para depois poder criar em massa utilizando manas.

O sistema de batalhas é muito mais rápido. O jogo ganha uma linha do tempo na batalha. Dessa vez não é surpresa quem será o próximo a atacar. Existem dois ataques, o Charge Attack que carrega sua barra de magias e o Break Attack que empurra empurra o inimigo na linha do tempo de batalha. Sua barra de magia também enche ao tomar golpes. Um inimigo ao ficar bem perto do fim da linha do tempo, ao levar um Break Attack, fica tonto o que possibilita mais combos, além de dar um bônus na experiência.

Seus personagens são mais legais, embora a alquimia seja no universo seja mais fraca. Só a Viese pode inicializar os itens, porém o Felt pode criá-los com manas normalmente.

Felt: Mora em Eden junto com a Viese. Ambos são órfãos. Felt conseguiu retirar a Azoth do seu local de descanso pois Eden corria perigo novamente.

Viese: Alquimista recém formada que vivem com o Felt. Mais tarde convida Iris, a reencarnação de Lilith o mana da vida, para viver na casa dele, enquanto Felt está em Belkyhide.

Noin: Uma rebelde que usa umas soqueiras bem legais. Faz parte do grupo que quer derrubar o império.

Gray: Um caçador de dragões. Matou tantos dragões que foi amaldiçoado com a forma de um deles.

Fee: Mandada pela igreja para destruir a Azoth, descobre que existem duas Azoths, e começa a ajudar Felt.

Poe: Veio de Eden também. Apaixonado pela Viese, ajuda o protagonista para ficar de olho e ver qualquer coisa ruim que ele possa fazer para avisar a Viese e ela deixar de gostar dele.

O jogo começa quando há um terremoto desconhecido em Eden, que é uma terra pequena e desconectada de todo o mundo, e um dos todos os Mana's Holy Grounds somem. Felt, vai junto de Viese ver o que aconteceu no Holy Ground do mana da madeira, mesmo local onde a Azoth está presa e nunca ninguém havia conseguido retirá-la. Com esse acontecimento Felt consegue remover a espada, e um portal antigo que leva para um local chamado de Belkyhide é aberto. Felt pede autorização para ir para Belkyhide tentar resolver a crise em Eden. Viese entrega para ele um anel que, mais tarde descobre-se, possui conexão com o anel dela e assim faz o inventário dos dois serem compartilhados, já que só a Viese pode inicializar os itens para produção em massa com Manas.

Felt vai para Belkyhide e o portal dava para dentro de um deserto escaldante. Felt quase morre ao atravessar esse deserto, mas é resgatado pela Noin. Como forma de pagamente, Felt vai junto com a Noin até onde os rebeldes estão se reunindo. Noin tem seus motivos (eu não lembro T_T) e se separa depois que eles vão até o acampamento rebelde (liderado por Max). Felt (não lembro também o motivo) precisa ir para algum outro deserto, e nesse ele acaba conhecendo Gray, o caçador de dragões. Gray junta-se a ele pois gostou dele.

Felt em Belkyhide descobre que precisa ir até a Igreja de Altena. No caminho para ir para lá, é atacada pela Fee, que está tentando destruir a sua espada, por pensar que está é a espada do mal. A Azoth (que fala) diz que existem duas Azoths, e propoem a Fee acompanhá-los até a igreja de Altena para ela ver que não está mentindo. Chegando na Igreja de Altena, a freira (que criou Fee pois está também é uma órfã) confirma o que a Azoth afirma e possui algo que eles devem ver. Felt descobre o motivo pelo qual Eden esta se deteriorando, e como concertá-lo.

Eden é uma ilha voadora que fica em um local onde o pessoal de Belkyhide não conhece. Alquimia que é totalmente difundida na minúscula Eden não é conhecida em Belkyhide. Eden foi criado para selar a alquimia do mundo comum depois que o maior alquimista de todos os tempos, Palaxius, criou uma cratera enorme em Belkyhide utilizando a maior arma que a Alquimia concebeu, uma Azoth. Seu aprendiz, o mais talentoso dos alquimistas, Elmus (ou algo assim), criou outra Azoth para impedir Palaxius de agir.

Ambos viraram a Azoth, para um dia terminarem de se enfrentar. Não que tenha sido esse o motivo, eu só não lembro qual foi exatamente.

A Azoth que é Palaxius foi removida de seu local de descanso em Belkyhide por causa de um espadachin, chamado Chaos, fora atraído por Palaxius. O objetivo de Chaos era reviver sua irmã, Rie, utilizando-se de um elixir. Chaos faz parte de uma linhagem que conhece alquimia em Belkyhide, mas não pode usar, uma vez que não existem Manas em Belkyhide. Palaxius então diz para ele destruir os Workshops (locais que mantém cada Holy Ground dos manas funcionando em Eden) para Eden cair dos céus e Chaos usar alquimia para sintetizar o Elixir.

Felt concerta todos os Workshops enquanto o jogo progride. Conhece Poe, o que não é nada notável já que o Poe realmente não é um personagem tão legal assim, Noin volta para o grupo e, duranta a invasão de um forte para retomar controle, Max é petrificado pela magia secreto da Azoth. Max revela que é irmão de Fee, que na verdade se chama Audrey, e é a próxima na linha de sucessão do trono (trono que está sendo dominado pelo império).

Depois de concertar todos os Workshops, Felt ajuda os rebeldes a derrubarem o empério e restaurarem a monarquia com a Fee no trono. Após isso não tem mais motivo para ficar em Belkyhide e decide voltar para Eden, mas antes decide ir sozinho até onde Chaos deve estar. Chaos estava na igreja de Altena pois ia destruir o aparato principal para Eden cair dos céus (se eu bem me lembro...). Felt luta e quase vence, até a hora em que Chaos quebra o Ruby Prism (que toda a Azoth tem, por isso elas são tão fortes) de sua Azoth e o petrifica. Por estar muito ferido, Chaos recua. Mas não antes de destruir o aparato e petrificar todo mundo dentro da igreja de Altena.

Viese, que mantinha contato com Felt através de cartas enviadas pelo anel, acha estranho Felt demorar a voltar uma vez que havia dito que já estava voltando. Todo dia ia até o portal pelo qual Felt foi para Belkyhide esperando ele saír de lá. O portal sempre está fechado, até um dia ele abre novamente. Viese vai até Belkyhide atrás de Felt.

Conhece todo mundo que Felt conheceu e, por ser a boa alquimista que é, consegue sintetizar algo para despetrificar Max. Com Noin, Gray, Poe e Fee. Todos vão para o mais provavel local onde Felt estaria: igreja de Altena. Chegaram lá e realmente se depararam com Felt petrificado, porém o item anterior não funcionava. Era uma petrificação mais forte. Viese modifica o recipe do item e faz um despetrificador mais forte, e cura Felt e a freira.

Felt explica todo o plano de Chaos e eles vão atrás dele. Enquanto isso, Chaos consegue desligar o que mantém Eden longe Belkyhide, e Eden caí. Em Belkyhide. Felt e os outros veem isso e vão atrás. Chegando lá, se deparam com Max e a Azoth. A Azoth se revela o alquimista antigo Palaxius e toma o corpo de Chaos. Utiliza uma grande magia que cria uma névoa que petrifica todos. Felt e os outros conseguem escapar da névoa, porém precisam impedir Palaxius, que está tentando tentando... não lembro o que ele está tentando fazer, mas eles precisam impedi-lo. Mas... precisam recriar o Ruby Prism para a Azoth voltar com seu total potencial.

Diferentemente do Ruby Prism do Atelier Iris 1, esse é realmente bem mais fácil de fazer e depois de sintetizá-lo você vai até Eden para finalmente derrotar Palaxius e trazer paz para o mundo. Derrotando Palaxius o jogo acaba.

Não falei de muitas coisas, acredito que quando eu ler isso daqui novamente eu irei lembrar. Mas só para garantir: Noin tem um pai, ele é um dos campiões imperiais, sua mãe morreu. Noin tem raiva do pai por não saber o porque de ele servir um império tão ruim. Depois desocbre-se que era o desejo de morte da mãe dele. Gray quer derrotar o rei dos dragões, e você derrota, faz parte de um dos itens para criar o Ruby Prism afinal. Gray e o pai da Noin treinaram juntos com um mestre no Dragon den. Poe sem querer se casa com a mercadora Mitsue, e Felt ajuda no local onde ele consegue um dos objetivos para poder casar, também um dos itens para criar o Ruby Prism. Fee precisa passar no teste de sua família para aprender a skill final da linhagem dela, Max era um prodígio de espada e passou o teste aos 14 anos, Fee tem 14 e também adquire a habilidade, chamada de Ein Zecksdance. A linhagem é o Ein Zecksclaw.

Conclusões finais: O sistema de batalha é bem mais legal que no 1. Existem também limites de encontros aleatórios por mapa. As skills são mais enfeitadas e algumas mais longas, embora ainda apressadas. A variedade de skill passa muito a do primeiro Atelier. Felt é o personagem feito para ser utilizado o tempo todo, é raro você querer tirá-lo da party. Noin e Fee, no final do jogo, ficam muito rápidas, fazendo você também não querer tirá-las da Party. Gray é muito bom o jogo todo, mas sua velocidade deficiente faz com que a quantidade de danos dele seja inferior a dos outros. Poe começa com um inútil, mas suas skills finais tiram um dano consideravel e acertam todos os inimigos da tela. Viese é útil demais para curar e contra fracos contra fogo. Usando o Power Item skill, que aumenta a eficiência dos itens, eu arrancava 3200 de um chefe no Dragon's Den. Noin é a minha personagem favorita desse, rápida e com bons danos. Tem a um autobuff mais útil de todos que a faz ficar tão rápida que chega a atacar 3 vezes antes de qualquer um poder tomar outra ação. Fee é ligeiramente mais rápida que a Noin, porém mais rápida que qualquer outros dois personagens, então não fazia muito sentido tirá-la do combate, a menos que fosse para usar a Viese para curar.

O jogo é realmente demais mas peca em algo que é muito irritante. Sua barra de magia volta ao 1 em toda a batalha, e o máximo é 9. O máximo 9 da para entender, senão era simplesmente spammar sua skill mais forte até o chefe morrer, mas a barra resetar ao fim da batalha é muito chato. No Atelier Iris 3 isso não acontece.

É isso aí, próximo jogo que escreverei é o Valkyrie Profile 2: Silmeria, que foi o que eu finalizei depois desse. O problema vai ser eu lembrar, a história é bem mais trabalhada do que as do Atelier Iris.

Um comentário:

  1. Wow! Você escreve mais do que eu quando me empolgo com a história de algum anime ou jogo!
    Estou te seguindo^~ Segue o meu e dá alguma passadinha lá de vez em quando??^^

    Bye Bye!

    ResponderExcluir